sábado, 21 de fevereiro de 2015

Delimitando ambientes!

Em um bate papo com uma amiga, ela me perguntou sobre como combinar pisos diferentes em sua casa térrea sem que parecesse um showroom de pisos.
É difícil imaginar os pisos instalados em tamanhos e modelos diferentes, mesmo quando temos um projeto fiel aos produtos, depois de instalados sempre aparecem surpresas.
Às vezes as cores não combinam, os acabamentos destoam etc.
A melhor forma para fugir destas complicações é tentar delimitar os ambientes.
No caso dela, a dúvida era a sala que emenda com a varanda externa. Ela já tinha dois revestimentos diferentes.
Dentro um piso rústico amarronzado e fora o cimento queimado fazendo o calçamento (revestimentos comuns nos EUA), e fora sobre este cimento ela queria um piso artesanal mexicano, o saltillo, sem ter que alterar o interno.
A melhor forma para resolver esta situação, já que este era um desejo especial dela foi delimitar os espaços, onde se colocaria uma soleira finalizando a sala e iniciaria o externo formando desenhos geométricos independentes para toda a varanda, pois mesmo tendo tons parecidos, o nosso visual nos remete a áreas e ambientes diferentes quando temos desenhos e formas diferentes.
Se apenas colocássemos o piso mexicano do lado de fora simples e sem delimitações, poderia parecer que faltou um piso e complementamos com outro parecido, ou mesmo que a série de produção estava errada.
Bom senso sempre é a melhor opção, não hesitem em pedir peças individuais de pisos e azulejos  às lojas para os testes ‘in loco’.

Imagem da internet (Saltillo)
Rosangela Rodrigues | Arquiteta